Spread vs Euribor – Qual a diferença?

O spread é uma das partes da taxa de juro. É a margem de lucro definida por cada banco e por isso não é sempre o mesmo. O spread está ligado ao risco que o cliente representa para o banco. Este só é alterado se o cliente deixar de cumprir as condições inicialmente acordadas.

A Euribor é outra parte da taxa de juro. É a taxa estimada que os bancos da União Europeia cobrariam para emprestarem dinheiro entre si. Varia consoante a modalidade contratada (fixa, variável ou mista).

Para ilustrar, imagine que precisa de recorrer aos serviços de um pintor e pede-lhe um orçamento. Ele irá dar-lhe duas informações: (1) o valor do material (2) o valor da mão-de-obra. O valor do material é definido pela loja, já o valor da mão-de-obra é o que o pintor quer ganhar pelo serviço.

Da mesma forma quando recorre a crédito, são lhe dadas duas informações: (1) a taxa Euribor e (2) o Spread. A Euribor é como o valor do material – não é definida pelo banco onde tem o crédito, mas sim pelo Banco Central europeu. O spread é como o valor da mão-de-obra, ou seja, é o valor que o banco quer ganhar.

Concluindo, o Spread e a Euribor são taxas que fazem parte do custo do dinheiro que pede emprestado ao banco. A diferença é que uma é definida pelo Banco Central Europeu e a outra pelo banco ao qual contrata o crédito. Juntas formam a TAN.

Para ter acesso a algumas das melhores taxas do mercado, convidamo-lo a entrar em contacto connosco e usufruir de melhores condições para o seu crédito.

Vamos poupar?

Reduza os seus custos com as melhores soluções para contratação, consolidação e renegociação de créditos.